0

Insensato Coração! Insensato Coração?


. Insensato em atos e fatos.

Ontem assiste o final da novela. Na primeira impressão, o escritor apesar de não ter conseguido superar o ibope de “Passione”, teve melhor senso em querer agradar a mídia, porem, a meu ver caiu do senso de insensato em muitos atos.

Vou descrever aqui, usando o nome dos personagens da novela (ara não relacionar a critica com o ator) as cenas de cofre das quais discordei no final.
André. Puxa vida o que Manoel Carlos não conseguiu com Thais Araújo em Viver a Vida, Ricardo Linhares, que divide com Gilberto Braga a autoria, arrecadou do marido da mesma.

O garanhão simpático fez da telinha um palco onde o amor é a mola mágica que faz as grandes mudanças na vida.

O carinho que se desenvolveu nas cenas entre ele e Carol foi de uma intensidade grande, que fez com que eu acreditasse que o escritor estava primando que a família é um forte laço e que faz grandes transformações na vida das pessoas.

Mas... André disse, não devemos forçar o que não somos...

Na segmentação do capítulo a companhia, interrompeu a união de Eduardo e Hugo, primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo em novela.

Só para frisar a autor deu muita ênfase à campanha em prol ao direito de opção de sexo, chegou a ficar repetitivo, segundo minha opinião chamando mais para a própria rejeição, que defesa. Tudo que é demais enfada.


Seguindo sobre a idéia do parágrafo acima, que as pessoas não mudam, o Cleber pronunciou uma frase oposta, e pediu Eduardo para ajudá-lo a mudar. Sensato ou Insensato?

Isto sem contar que Cleber teve um apagão do grande amor de sua vida, que o fez pai de um rapaz ainda jovem, então voltamos ao amor. Que amor é tão grande que é completamente esquecido, ou será que alguém pode mudar tanto assim com os passar de uma média de 25 anos?

Nada melhor que um brinde um final de novela, brindamos a família, tim tim, qual família brindamos?

A família de Vanda, um dos melhores papeis de Natália do Vale. Brindamos o amor sensato ou insensato de uma mãe capaz de qualquer loucura por um filho?

Sim uma mãe é capaz de cometer qualquer loucura, dos sentimentos que faz a terra girar, esta o amor de mãe como o maior sentimento.

Mas e quando ela tem dois filhos? Qual foi a mensagem que o escritor passou neste papel emocionante que me trouxe lágrima aos olhos, em ver a demência e a prudência entre Pedro e Vanda, onde ele afirma que jamais a abandonará vendo seus olhos brilharem ao falar do irmão? Seria este o insensato coração?



Léo, Armando Fred, esta foi a consagração do ator que pegou a oportunidade voando nos atos da vida, papel deixado por Fábio Assunção.

Ele deu conta do recado, foi brilhante, mortífero, ágil e veloz para na parte final se tornar quase paralisado, apanhando sozinho sem revidar ou um apático andarilho no pátio da prisão onde sem lutar pela vida, consagrou seu papel com a morte.

Isto era o esperado, novidade foi o marasmo que foi legado ao ator revelação da trama.

O Cortez e Vinicius na cadeia, sensato, a Natalie deputada sensato. Vale lembrar que o discurso dela foi de inteiro bom gosto e vestiu a roupa da personagem no ato e no fato que Haidê corou com a frase, Que País é este?

A brincadeira que o ator resolveu fazer com Beto e a esposa-secretária, Deise só prejudicou o papel da brilhante atriz protagonizado pela Alice, que foi completamente secundário

Ela não esteve no País das maravilhas e quase passou despercebida em um emaranhado de cenas de mau gosto onde a mentira era de fato e ato nada sensato ou insensato, apenas embromação sem fundamento.

A carreira de sucesso de Leila foi coroada pelo perdão a arrogância pertinente de Eunice, muito sensato, mas completamente insensato um relacionamento onde o amor se baseia em uma química diversificada onde ninguém é de ninguém.

Seria este um coração insensato, sem freio, sem pudor, sem dono e sem amor?

O Douglas, coitado, parecia estar competindo com a Norma em baixo estima ou o toda novela tem um lado cômico?

Qual o mistério que em volveu Tia Neném, será que ela saiu para beber tarde da noite esquecendo da ciática que a incomodou o tempo todo ou o escritor resolveu premiar a falta de explicação cometida por Silvio de Abreu em Passione, onde o Fred não apresentou alibe?

Norma a nossa veterana global foi odiada por muitas mulheres que tem suas personalidades formadas em auto estima e amor próprio.

O escritor tentou suavizar a cena onde ela precipita a morte de Teodoro. Nossa eu fiquei brava demais, por dois enormes motivos.

Eu adoro Tarcisio Meira, ele tem os cabelos parecidos com os de meu pai (hoje enorme saudade), que por sinal se chamava Teodoro.. Fala sério... Golpe duplo mesmo.


Seria justificação por amor, ou fixação, sensato ou seria este o insensato coração?
Será que a atriz Gloria Pires se contentou com sua passividade, onde não houve estrela nem estrelado de nenhuma figura feminina?

Destaque emocionante somente para os minutos de fama no final com Natália do Vale.


Claro que não vou falar de todos, mesmo porque o título é insensato e não devo procurar sensatez, mas ser avó e pai ao mesmo tempo, foi dose.

Um romance nascido da intolerância traz à tona a tolerância em compor uma família, sem muito tempero, onde a rotina foi o foco principal para definir o sentimento da atriz.


É claro que não se pode agradar a todos, nem Jesus conseguiu. O livre arbítrio existe exatamente para que possamos desenvolver nossas faculdades mentais e dar vazão a criação seja ela em qualquer arte.

Os remake hoje ganham destaque com a pincelada de novos escritores, exaltando os grandes mestres que já não mais podem escrever.

Os artistas se repetem em uma sucessão vertiginosa, nos fazendo confundir papeis presentes com pós deixados, enfatizando claramente a economia em contratações.

Será que a crise chegou a toda poderosa rede Globo?

Um conselho para Boninho. Incentive a literatura, lance um projeto para receber roteiros de novelas, seriados ou minissérie.

Dê uma oportunidade de inclusão à nova geração, tanto em atores quanto a escritores, você pode de repente descobrir que o ator Gabriel Braga Nunes, não tem só olhos verdes que agradaria o público, que na verdade ele é um baita ator.

Tivemos realmente uma era de Insensato Coração, despeço antecipando meus votos de sucesso a Aguinaldo Silva e mais transferência em Fina Estampa


PS: Fiquei afastada das novelas mais de 10 anos, como meus filhos saíram para estudar eu deixei de utilizar o computador da biblioteca em minha casa e passei a utilizar o deles, conjugado com o quarto de dormir onde tem uma TV.

Assim participo de comunidades, faço projetos administrativos, desenho, edito apostila de artesanato e acompanho a novela.

Eles ligam todos os dias, sempre pós a novela, foi uma forma que encontrei de espantar a saudade, e como gosto de escrever, e sou mãe de escritora, resolvi partilhar meu texto na internet.

Se você desejar dar sua opinião, será bem vinda, desde seja uma extensão do respeito em que expresso minha opinião.

*Texto com direitos reservados a autora Maria Helena Simplicio Rodrigues

Leve nosso banner e divulgue:



 
©2011 Juliana Por Templates Sal da Terra